quinta-feira, 26 de setembro de 2013

SMS promove reunião com secretários da Grande Florianópolis

Encontro das Comissões Intergestoras Regionais (CIR) da Grande Florianópolis reúne cerca de 50 participantes

A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, representada pelo seu secretário, Carlos Daniel M. da S. Moutinho, recebeu os 21 secretários de saúde que compõe a região da Grande Florianópolis, no dia 25 de setembro, no Hotel Morro das Pedras, para a apresentação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST Regional de Florianópolis.
A reunião iniciou-se com a apresentação do CEREST, que foi feita pela coordenadora, Lucila Fernandes More Petroski, na qual foi explicado qual a função do CEREST junto aos municípios da região de abrangência.
Tivemos ainda, a apresentação do procurador do Ministério Público do Trabalho - MPT , Dr. Acyr Alfredo Hack, que enfocou a importância dos municípios desenvolverem ações na área de saúde do trabalhador, pois quando se investe na promoção da saúde e prevenção de agravos relacionados ao trabalho, o município está diminuindo os custos do SUS, no atendimento aos acidentados e consequentemente contribuindo para a economia do município.
Esteve em pauta também a pactuação de implantação de ações em Saúde do Trabalhador nestes municípios para os anos de 2013/2014.
Foram pactuadas as seguintes ações:
- Capacitação em Saúde do Trabalhador da Rede de Atenção à Saúde e das Vigilâncias Sanitárias e Epidemiológica;
- A implantação da notificação dos agravos relacionados à Saúde do Trabalhador,  de acordo com a Portaria GM/MS 104/2011 ( Acidentes Graves, Fatais e com Crianças e Adolescentes; Acidentes com Exposição à Material Biológico e  as Intoxicações Exógenas Relacionadas ao Trabalho);
- Aplicação dos roteiros de Postos de Combustíveis de Revenda Veicular e
- Ações de fiscalização do ambiente de trabalho, com apoio técnico do CEREST.
De acordo com a coordenadora, estas ações serão respaldadas com o apoio técnico do CEREST.